Menos é Mais: Um futuro minimalista para o web design

A internet é um ambiente exigente; estamos sempre procurando mais – mais engajamento, mais conteúdo, mais dispositivos, taxas de conversão mais indicativos de altas. As páginas da web contêm mais informações do que nunca, e não estamos falando apenas de conteúdo escrito. A MachMetrics aponta que o tamanho médio da página da web aumentou para mais de 2MB, o que é o dobro do tamanho médio apenas três anos atrás.

Então, o que está causando o aumento?

As páginas são recheadas de código, imagens, animações, formulários e acréscimos estilísticos, que adicionam volume à página e podem levar a velocidades de carregamento do site lento e altas taxas de rejeição. Não há dúvida de que estamos no meio de uma crise de obesidade digital – essa era do excesso de internet provocou uma revolução no design responsivo da web com uma premissa simples e familiar: menos é mais.

Por que escolher o web design minimalista?

No mercado online altamente saturado, os melhores sites trilham uma linha tênue entre oferecer excelente experiência ao usuário, ser altamente informativo e criar um espaço online de acordo com a identidade da marca. Nos últimos anos, houve uma mudança de designs desordenados e ocupados para um visual geral mais contido, com base em elementos minimalistas, com maior foco em informação de qualidade.

Em termos visuais, o minimalismo pode criar espaço para seus clientes e usuários do site. O uso do espaço branco emparelhado com traços de cores e linhas limpas dá às páginas um visual equilibrado e mais confortável aos olhos. O minimalismo no web design, no entanto, vai além das escolhas estéticas; trata-se também de usar o design para direcionar o foco de um visitante do site através do uso de pistas sutis.

Para isso, as agências de web design devem priorizar os elementos mais vitais sobre tudo o resto. Conteúdo desnecessário, elementos de código e design devem ser retirados, e tudo o que está finalmente incluído na página deve ter um propósito claro. O objetivo geral é simplificar as tarefas do usuário através de design simples. 

Pode ser um pouco de um ato de equilíbrio; a remoção do peso da página não deve afetar a usabilidade do site, e os visitantes devem ser capazes de encontrar tudo o que precisam dentro de alguns cliques intuitivos.

Adotar um estilo minimalista de web design tem muitos benefícios tangíveis. De acordo com a Statista, a maior parte da navegação na internet é feita usando um dispositivo móvel, com 52,2% de todo o tráfego da web vindo especificamente de celulares. 

A acessibilidade móvel nunca foi tão importante, e até mesmo molda o quão bem um site irá classificar nos resultados dos mecanismos de busca. 

O design minimalista simplifica suas páginas da Web, levando a velocidades de carregamento das páginas mais rápidas e maior compatibilidade em vários tamanhos de tela. 

Como tal, os usuários terão uma experiência ótima com o seu site, seja eles acessados usando um dispositivo móvel ou desktop. Consequentemente, isso pode levar a taxas de rejeição reduzidas e taxas de conversão mais altas que podem ser medidas e monitoradas.

Se você acha que sua marca poderia se beneficiar de uma abordagem menos é mais, não hesite em entrar em contato conosco para uma consulta. Você pode entrar em contato conosco.